Este episódio já tem data de lançamento. Inscreva-se abaixo e receba assim que sair:

Escute este episódio no seu player de podcast favorito:

Ouça o Dentro do Ringue no Spotify
Ouça o Dentro do Ringue no Deezer
Ouça o Dentro do Ringue no Tune In
Ouça o Dentro do Ringue no Itunes Podcast
Ouça o Dentro do Ringue no Google Podcast

O principal objetivo desse cast é ilustrar o porquê das comunidades techs serem importantes para o desenvolvimento do país e do ecossistema de tecnologia.

O Dentro do Ringue é um podcast da Vindi (vindi.com.br) sobre cultura, startups e tecnologia.

#8 Comunidades tech – Inclusão a favor do conhecimento

Host: Rodrigo Dantas, CEO da Vindi

Fábio Akita – Criador da RubyConf, uma das maiores conferências de tecnologia da América Latina. Ele é Co-Fundador da Codeminer, empresa de desenvolvimento de software. 

Vitor Kusiaki – Vitor é engenheiro de software da Vindi. Formado pela Universidade Federal de São Carlos, ele trabalhou na Trackmob e na Codeminer. 

Thais Kusuki – Thais é engenheira de software da Vindi. Formada pela Universidade Mackenzie, ela trabalhou na Campus Code e na BSP.

 

Mas, quem é o AKita?

Lançou em 2006, um blog que ficou bem famoso, o Akita on Rails, que discute tecnologia, produto e linguagem de programação. Em 2011, criou a CodeMiner, uma consultoria de desenvolvimento de software especialista em Ruby on Rails. Fundou um dos eventos de maior referência no mercado, o RubyConf e, posteriormente, o TheConf. Ele trabalha como programador desde o começo dos anos 90 e passou por todas as principais tecnologias do mercado nesse período. 

Democratização do conhecimento

Desenvolvimento e criação de software é algo muito democrático nos dias de hoje. Mesmo que muito complicado em alguns casos, a barreira de se tornar um engenheiro de software, transcendeu os muros das universidades. 

Hoje, os programadores aprendem a “codar” com diferentes caminhos: desmontando videogames (como era no passado), criando sites, sistemas, automatizando tarefas, lendo livros, fazendo cursos on-line e…participando de comunidades techs – espalhadas pelo país. 

O Stack Overflow existe exatamente por essa necessidade em compartilhar conhecimento através de comunidades. Criado por Joel Spolsky e Jeff Atwood (ambos desenvolvedores) em 2008, eles perceberam que naquela época era muito complicado encontrar um site de perguntas e respostas que fosse gratuito e de qualidade para buscar informações específicas dentro da área de desenvolvimento de software: 

“Se você tiver com muita sorte, na quarta ou quinta página de resultados de uma busca, você encontrará uma discussão de sete páginas com centenas de respostas, das quais 25% são spam”, disse Joel em um de seus posts famosos na plataforma.

 

Vai bem mais além do que só para programadores

Com o advento de novas linguagens, tecnologias novas e comunidades se espalhando pelo mundo, o Stack Overflow cumpre com um papel fundamental para qualquer pessoa que está iniciando a carreira em tecnologia: ela democratiza a informação. 

Na época de fundação do Stack Overflow, já existiam diversos fóruns famosos. Um exemplo disso era o Yahoo Respostas, que para a galera de tecnologia, não cumpria com a promessa de subir um pouco o nível das respostas de iniciantes e pessoas com dúvidas específicas de certas linguagens. Na maioria das comunidades techs, as perguntas não tinham uma validação técnica. Foi exatamente aí que a empresa surgiu e resolveu um grande problema: perguntas e respostas validadas pela própria comunidade.

O grande sucesso da plataforma é que além do fórum, eles conseguiram criar uma grande comunidade dentro dela para votar nas melhores perguntas e respostas, criando um ambiente gamificado de conteúdo relevante dentro da própria rede.

Com mais de 27 milhões de perguntas e mais de 27 milhões de respostas, o site é um dos mais acessados do mundo. Esse sucesso tem a ver com a comunidade de engenheiros que se formou em volta. Perguntas de tempos atrás podem ser atualizadas por novas linguagens, problemas novos e atuais, o que faz do Stack Overflow ser uma grande biblioteca de tecnologia: aberta, mutável, colaborativa e poderosa.

Uma comunidade para todos os públicos

Apesar de no início o Stack overflow ter sido criado, exclusivamente, pensando na comunidade de desenvolvimento. Com o tempo, o crescimento fez com que eles criassem centenas de outros assuntos dentro do site. Nessa pegada de abrir a plataforma para outros temas, foi criada a Stack Exchange, com o objetivo de aproximar, não só programadores, mas sim outros grupos com a finalidade de fazer uma comunidade ou também ter suas perguntas respondidas. 

O Stack, hoje, tem números agressivos (milhões de usuários) que provam que a empresa vai além de ser um site de perguntas e respostas. Muitos profissionais usam a comunidade diariamente como um grande espaço para evoluir profissionalmente. O Brasil está entre os 10 países de maior audiência, o que demonstra nosso interesse por resolver problemas em tecnologia.

Para mim, o Stack Overflow é um dos principais exemplos de como deve funcionar uma comunidade: colaborativa, inclusiva e que realmente resolve um grande problema.

 

LINKS IMPORTANTES:

 

Comments are closed.