Este episódio já tem data de lançamento. Inscreva-se abaixo e receba assim que sair:

Escute este episódio no seu player de podcast favorito:

Ouça o Dentro do Ringue no Spotify
Ouça o Dentro do Ringue no Deezer
Ouça o Dentro do Ringue no Tune In
Ouça o Dentro do Ringue no Itunes Podcast
Ouça o Dentro do Ringue no Google Podcast

O Dentro do Ringue é um podcast da Vindi (vindi.com.br). Sobre cultura, startups e tecnologia.

Neste episódio, vamos falar sobre como a Recorrência pode remodelar um negócio que começou nas ruas, em cima do “carro do ovo”, para um projeto que já está em mais de 15 cidades pelo Brasil.

 

Ouça nas plataformas:

 

Recorrência #4 – Quem veio primeiro? O ovo ou a recorrência?

Léo Araújo – CEO do Site do Ovo, o primeiro clube de assinatura de ovos do mundo. 

 

Já citada bastante em alguns artigos da Vindi, basicamente, a Economia da Recorrência é a transformação das relações comerciais entre consumidores, empresas e segmentos baseada, exclusivamente, em acesso e não propriedade. Tem de tudo na Recorrência: software, música, filmes, séries, academias, clubes, cursos… Tudo virou assinatura com pagamento recorrente.

 

Essa é uma das formas mais sustentáveis de escalar um negócio de cobrança mensal. Um grande exemplo? A Netflix! Um dos maiores cases mundiais de pagamento recorrente de todos os tempos. Antes do pagamento recorrente, a Netflix não conseguia escalar o negócio e até foi cogitado a ser vendida – na época, para a Blockbuster. A empresa que com o tempo enxergou o serviço de assinatura de filmes, possui hoje cerca de 40 milhões de assinantes no mundo. Foi aí que a revolução da Recorrência deu seu pontapé inicial.

 

Mas, o que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente pode ser entendido como a repetição periódica das cobranças – que podem ser mensais, semestrais, anuais… Independentemente dos casos, existe um período de fidelidade mínima para a assinatura.

Dúvida sobre qual modelo utilizar? Bem, tudo vai depender do seu modelo de negócio, da complexidade do seu produto ou serviço e da aderência do seu público-alvo às às modalidades de pagamento.

 

Exemplos de serviços que podem trabalhar com pagamento recorrente.

  • Mensalidades – Clubes, Escolas, Academias, Cursos (online e presenciais), Estacionamentos, Condomínios e etc.
  • Planos – Hospedagem, Servidores, Consultoria, Seguros, Planos de Saúde e etc.
  • Assinaturas – Revistas (editoras), Jornais, Assinatura de produtos (sites de assinaturas).
  • Contratos (Serviços) – Cobrança de Contratos de prestação de serviços, recebimentos programados.

Caso queira conhecer mais sobre o modelo, clique aqui e continue lendo este post.

 

Mas e o ovo?

Mas, por que esta história toda? Pois é, o Site do Ovo faz parte do “Subscription Máfia”: empresas que trabalham com modelo de assinatura. O e-commerce entrega, de forma recorrente, ovos vermelhos, caipira e brancos. Além disso, ele também possui planos para o segmento fitness. Tem para todos gostos.

Site do ovo

É uma empresa recorrente que trabalha com um dos produtos mais recorrentes de todos. Afinal, ovo é um dos alimentos  mais consumidos no país. Portanto, recebe o nosso selo de alto consumo recorrente!

 

LINKS IMPORTANTES:

Comments are closed.